9/17/2011

Descoberto planeta com dois sóis


Astrónomos norte-americanos descobriram um planeta com dois sóis, como o de A Guerra das Estrelas, divulgou hoje a revista Science, citada pela agência AFP.


Este exoplaneta (planeta fora do Sistema Solar) que gira em torno de dois sóis foi chamado de Kepler-16b e localiza-se a cerca de 200 anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9,5 mil milhões de quilómetros).


Até hoje, um planeta como este apenas existia no universo da saga de filmes A Guerra das Estrelas, com o planeta Tatooine, coberto de desertos e povoado de espécies indígenas como os 'homens das areias'.






Mas, ao contrário do Tatooine, o Kepler-16b é frio e gasoso, pelo que os astrónomos excluem a possibilidade de existir nele vida.


O Kepler-16b tem uma massa de quase um terço da de Júpiter e um raio correspondente a 75 por cento deste planeta, o maior do Sistema Solar. O exoplaneta possui uma dimensão e uma massa semelhantes a Saturno e orbita os dois sóis em 229 dias, a uma distância média de 104,6 milhões de quilómetros.


Os dois sóis são estrelas mais pequenas e quentes do que o Sol, o que faz com que a temperatura do Kepler-16b seja à superfície entre 73 e 101 graus negativos.






Kepler-16b

Kepler-16b é um planeta extrasolar . É um planeta Saturno-massa que consiste de um meia de rock e gás metade, e ele orbita uma estrela binária , Kepler-16 , com um período de 229 dias. Este é o primeiro exemplo observacionalmente confirmada de um planeta circumbinary .  O planeta foi descoberto usando o observatório espacial a bordo da NASA 's sonda Kepler .  Os cientistas foram capazes de detectar o planeta usando o método de trânsito , quando notaram o escurecimento de uma das estrelas do sistema mesmo quando o outro não foi eclipsando-lo.  Além disso, o trânsito feitas pelo planeta permitiram invulgarmente elevado de precisão nos cálculos dos tamanhos e massas dos objetos no sistema de Kepler-16.  O líder da equipe do planeta descoberta, Laurance Doyle da SETI Institute, em Mountain View , Califórnia , disse que desta precisão, "Acredito que este é o planeta mais bem medido fora do sistema solar." Kepler-16b é também incomum em que ele cai dentro do raio que foi pensado para ser o limite interno para a formação de planetas em um sistema estelar binário.  De acordo com Sara Seager , especialista planetário do Instituto de Tecnologia de Massachusetts , foi pensei que para um planeta a ter uma órbita estável em torno de um sistema desse tipo, seria necessário ter pelo menos sete vezes mais longe da estrela como as estrelas são um do outro.  órbita Kepler-16b é apenas cerca de metade da distância que .  , Visto da Terra, o planeta deixará transitando de uma estrela, logo que 2014, e vai parar cruzar a segunda estrela mais brilhante e em 2018. Depois disso, o planeta continuará a ser indetectável usando o método de trânsito até por volta de 2042.  Os astrónomos já informalmente referida Kepler-16b como " Tatooine ", depois de o planeta fictício que é uma definição de chave no Star Wars série de filmes: a cena no primeiro filme . retrata um pôr do sol em Tatooine dupla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário